Foto: Chico Bezerra/PJG

Ações conjuntas visam tornar Jaboatão dos Guararapes mais preparado contra desastres


Secretários municipais, gestores e representantes da UFPE se reuniram nesta quarta-feira (31), no Complexo Administrativo em Jardim Jordão, para discutir o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) voltado para Jaboatão dos Guararapes.

“Esse plano é fundamental para que possamos trabalhar estrategicamente as ações voltadas para a prevenção de desastres em parceria com outras instituições e a sociedade civil. Juntos poderemos construir uma cidade mais segura para todos”, explicou o secretário de Defesa Civil do município, Elton Moura.

Em Pernambuco, apenas dois municípios foram contemplados com o PMRR, sendo Jaboatão um deles. Os recursos financeiros para a elaboração do plano serão custeados pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias.

Durante as etapas, serão realizados mapeamentos das áreas com indicativos de possíveis intervenções para minimizar desastres. As equipes percorrerão as localidades promovendo reuniões e oficinas sobre o tema e, na etapa final, serão organizadas audiências públicas para levantar propostas. A previsão é que o plano seja concluído em um prazo de 18 meses.

No detalhe – O prefeito Mano Medeiros assinará nos próximos dias o decreto municipal que criará o Comitê de Gestão para Redução de Riscos e Desastres, com o objetivo de planejar, monitorar e apoiar a elaboração do PMRR. O comitê dará suporte no trabalho de campo das equipes técnicas, com o apoio da Defesa Civil e dos agentes comunitários de saúde.




31/01/2024 às 16:13 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Manoel Chaves ironiza críticas de Neco Filho à BRK Ambiental: “Falsa cobrança”

Fotos: Reprodução e Câmara do Jaboatão