Por algum motivo, que este Blog não sabe explicar, volta e meia aparece um leitor perguntando via o nosso WhatsApp, e até por e-mail, informações sobre a “vida e obra” da jornalista da Rede Globo Nordeste, Bianka Carvalho. Com todo respeito, e claro, não querendo parecer grosso, Bianka mantém uma conta bastante concorrida, com 135 mil seguidores no Instagram, não seria mais fácil ir até lá? Simpática que é, com certeza iria atender a todos e dentro do bom senso, responderia algumas “indagações”.
Vejam vocês, outro dia uma garota, estudante de jornalismo, entrou em contato desesperada, ela queria muito, mais muito mesmo saber algo que a ajudasse a finalizar um trabalho na faculdade, cujo o tema, escolhido por ela mesmo, era a sorridente repórter. “Não conseguir encontrar quase nada no Google”, garantia ela.
Na tentativa de ajudá-la, enviei um texto cedido pelo site ‘Portal dos Jornalistas’ que apresenta um pouquinho, um resumo, da história daquela que vem há muitos anos deixando a sociedade pernambucana bem informada com sua forma única de relatar os fatos, é meio antigo, mas ela agradeceu bastante pela “gentileza”.
Pensando na curiosidade da moça, resolvi publicar aqui no Blog, o texto enviado para ela, assim, quem sabe, acabamos com a aflição de quem navega por esse oceano chamado internet e nada de sólido, nada do seu interesse, encontra. Além disso, a página mantém os tímidos, que estão sem coragem de visitar o perfil da comunicadora e perguntar, tranquilos. Vai ver, todas as respostas no texto abaixo, ou bem mais atualizadas, já se encontrem de bobeira do perfil da artista, e vocês estavam apenas perguntando no lugar, digamos, errado (risos). Sem mais delongas, vamos ao texto!
Bianka Carvalho… É formada em Jornalismo desde 1994 e pós-graduada em Direito Humanos. Com um currículo que inclui a atuação em assessoria de imprensa, rádio e jornal, começou em televisão no ano 2000. Considerada uma das mais “gabaritadas do Nordeste” é sempre convidada para proferir palestras principalmente em universidade. Na Universidade Joaquim Nabuco ela abordou a importância do diploma para o exercício do jornalismo.
Foi uma das homenageadas do Prêmio Tacaruna Mulher, em março de 2014. As mulheres destacadas pela homenagem viraram tema de uma exposição de fotos no shopping com o mesmo nome.
Em julho de 2015 a Globo Nordeste lançou a campanha ‘Jornalismo com Coração’. Os apresentadores e repórteres da Globo Nordeste foram chamados para responder a uma pergunta simples: o que significa ser jornalista para você? Com isso em mente, eles contam o que os emociona na profissão, qual a importância dela na sociedade atual e qual a motivação diária para o trabalho. Entre eles estava Bianka que teve a oportunidade de apresentar o significado e a importância de ser jornalista.
Em 2015 Bianka Carvalho foi eleita entre os ‘+ admirados jornalistas brasileiros – classificação nacional e ocupou o 4º lugar entre os 10 primeiros ‘admirados’ na Regional Nordeste. A eleição é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.
Em tempo… Bianka Carvalho foi agraciada com os títulos de cidadã em Olinda e Jaboatão dos Guararapes (cidade sede deste Blog). As cerimônias aconteceram no ano de 2019.
31/05/2021 às 17:41 – Por Andros Silva