A Igreja Batista Central do Jaboatão, em Vila Rica, será palco nesta quinta-feira (25), das 8h30 às 12h, de mais uma edição do programa social Conexão Cidadã. A iniciativa da prefeitura integra ações de segurança e cidadania no combate à violência entre jovens, reunindo serviços de diversas secretarias e órgãos parceiros.
Na área da saúde, a população terá acesso a atendimentos médicos, exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, vacinação contra Covid-19, tétano e outras vacinas de rotina, aferição da pressão arterial, controle do diabetes, atendimento odontológico com o odontomóvel e distribuição de kits de higiene bucal. Também serão realizadas testagens rápidas para HIV e hepatites B e C.
Já no campo social, estarão disponíveis serviços do CadÚnico, emissão do Cartão SUS e de RG, comprovante de residência, encaminhamento para segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, balcão da cidadania, consultas jurídicas, além de orientação e emissão de boletos de IPTU e ITBI. O evento ainda contará com atendimentos do CRAS, Programa Integra, PROCON, Secretaria da Mulher, Projeto Criança Feliz e até corte de cabelo gratuito.

O público também encontrará serviços da Ouvidoria, da EMLUME, da Defesa Civil e do Bem-Estar Animal, incluindo consultas e vacinação para pets. Estão previstas ainda demonstrações com cães do Canil da PMPE, passeios a cavalo com a Cavalaria da PMPE e orientações do Programa Alerta Celular, da SDS.
Como o foco do Conexão Cidadã é o enfrentamento à violência de forma preventiva, a Guarda Civil Municipal terá participação ativa, promovendo rodas de conversa conduzidas pelo Grupamento Maria da Penha sobre a violência contra a mulher.
“Para construir uma cidade segura e humana para toda a população precisamos garantir a segurança do cidadão jaboatonense com trabalho preventivo e conscientização. É fundamental que o poder público esteja presente, chegue junto da população, para diminuirmos a violência. Essas ações do Conexão Cidadã aproximam o poder público do povo”, disse o prefeito Mano Medeiros.
24/09/2025 às 12:39 – Por Andros Silva