A vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora, marcou presença no 3º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, encerrado nesta quinta-feira (21) no Expo Center Recife. Ela integrou a mesa redonda sobre a importância das guardas civis municipais no enfrentamento à violência contra a mulher, onde ressaltou a atuação da cidade no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao tema.
Em sua fala, Débora lembrou que Camaragibe foi pioneira ao criar a Brigada Maria da Penha dentro da Guarda Civil Municipal. “Esse caminho trilhado até aqui teve muitos desafios. Em 2020, com o apoio da ex-prefeita Dra. Nadegi Queiroz, implementamos a Brigada Maria da Penha, uma das brigadas que faz parte da nossa Guarda Civil Municipal, após identificarmos essa necessidade. Trazer a violência doméstica para dentro das instituições e de fóruns como este é um desafio enorme, mas necessário. Infelizmente, muitos municípios ainda nem começaram essa discussão. Camaragibe largou na frente e temos nos tornado referência”, afirmou.
Ex-comandante da GCMC e servidora da corporação por mais de 30 anos, a atual vice-prefeita destacou a relevância das ações desenvolvidas pela Brigada Maria da Penha nos últimos cinco anos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do município, este ano não houve registros de feminicídios, resultado que Débora credita à atuação da equipe e ao empenho em construir uma rede de proteção que contrasta com a realidade de outras cidades brasileiras.
Para ela, os avanços só são possíveis graças ao trabalho conjunto entre instituições e sociedade. “A Guarda Civil Municipal, a Brigada Maria da Penha e o Conselho dos Direitos da Mulher de Camaragibe têm tido um papel determinante nessa mudança de cenário. Na nossa cidade, a violência contra a mulher não tem vez. Como foi citado pelas palestrantes anteriores, ninguém faz nada sozinho, é uma rede que constrói, que faz acontecer, que protege essas mulheres vítimas de violência. É dessa forma que nós construímos políticas públicas de fortalecimento e proteção para as mulheres. O compromisso do prefeito Diego Cabral, assim como o meu, é cada vez mais fortalecer essas políticas públicas voltadas ao público feminino na nossa cidade”, frisou.
21/08/2025 às 16:34 – Por Andros Silva