A cesta básica de alimentos caiu de preço, não muito, mas o bastante para aumentar sua acessibilidade ao consumidor. O Brasil luta contra a inflação para que o custo de vida fique mais suportável, o Banco Central continue a tendência de baixar os juros, a economia retome o caminho do crescimento, o capital estrangeiro acalme-se na perspectiva de acomodar-se aqui, o custo de vida fique em patamares que não assombrem os investidores, cientes de que a lucratividade é o alento indispensável dos seus negócios.
Apesar da instabilidade climática que nos afligiu até agora, chuva torrencial tempestuosa provocando desastres ecológicos, arruinando a produção agropecuária e industrial como no RS, não faltou arroz a preço de mercado em nossos pratos, ao contrário das previsões pessimistas. Os grandes prejuízos deram um tombo na economia mas ela ergueu-se rapidamente, ninguém morreu de fome à falta de comida.
A contrapartida da estação chuvosa exagerada está sendo a seca impenitente a flagelar boa parte do país como a região do pantanal mato-grossense que ameaça transformasse num deserto por falta de chuvas e sobra de incêndios. Na Amazônia rios perderam a navegabilidade, estão com leito descoberto fustigado pelo sol, e a população envida esforços para salvar os peixes da extinção por falta d’água. Tudo convergia para afundarmos numa crise inflacionaria duradoura, como as de outros tempos, que conhecíamos bem, alta constante do custo de vida, corrosão salarial ruinosa do poder de compra dos trabalhadores.
Um milagre entretanto aconteceu, a super produção de gêneros alimentícios que empurrou para baixo seus valores, entre eles batata inglesa, ovos, carnes, tomate, adquiridos alguns a preço irrisório por conta da abundância de sua disponibilidade nas feiras livres e supermercados. O tomate contém licopeno, substância que limpa as artérias e veias por dentro, desimpedido a circulação do sangue. Vamos comer tomate, macio e suculento, é fruta-verdura, está baratíssimo, faz bem a saúde e à economia doméstica. O fantasma da necessidade vai sendo afastado com os preços menos salgados. Deus é pai e nasceu na pátria brasileira.
José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal
Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com
14/09/2024 às 15:09