Pelo segundo ano consecutivo, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), realizadora da Fenearte, conta com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) como parceira na coordenação das ações de sustentabilidade na Maior Feira de Artesanato da América Latina, que faz sua 24ª edição, até o dia 14 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.
“A Fenearte reconhece que a cultura do artesanato está profundamente conectada com a natureza — afinal, é dela de onde vêm as matérias-primas de que é feita a pluralidade do nosso artesanato, e por isso é tão importante que a feira implemente, a cada edição, mais ações significativas para a redução do impacto ambiental que os resíduos provocam quando descartados de forma errada”, diz a diretora-executiva da Fenearte, Camila Bandeira.
Em 2023, a Fenearte colocou em prática um robusto plano de coleta seletiva de resíduos, com a Central de Reciclagem, através do trabalho comprometido da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, do Recife. Esta ação alcançou um recorde no número de materiais que retornaram à indústria: foram 14,8 toneladas, um volume quase 600% maior do que o do ano anterior.
Nesta 24ª edição, a Fenearte está trabalhando para que a feira produza a menor quantidade de lixo possível. Para tanto, está sendo feita também a compostagem de resíduos orgânicos, como óleos e restos de comida. A Fenearte funciona até domingo, com ingressos que custam R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada). Na sexta-feira, o horário de funcionamento é das 14h às 22h. No sábado e domingo, a feira ocorre das 10h às 22h. Neste domingo, o evento chega ao fim.
12/07/2024 às 15:38 – Com informações da assessoria