Preocupação da CDL Recife é o equilíbrio das vendas e contas de consumidores

Brasileiros voltam a se endividar, mas uma parte consegue limpar nome

O endividamento persiste na vida do brasileiro. Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que oito em cada 10 consumidores que atrasaram contas em abril são reincidentes. Ou seja: que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses. São principalmente pessoas com idade entre  30 a 39 anos e mais homem (53,80%) que mulher (46,20%). E o tempo médio de voltar a ficar inadimplente, entre uma conta e outra, era de cerca de 2,6 meses.

A boa notícia é que, nos últimos 12 meses, mais pessoas conseguiram sair das listas de negativados. Conforme o Indicador de Recuperação de Crédito de Pessoas Físicas do SPC Brasil, cresceu 1,99% essa movimentação. Nesse mesmo intervalo, caiu em 6,07% no número de devedores reincidentes.

Devedores em Pernambuco

Em Pernambuco, o cenário também é de atenção. Em março deste ano, por exemplo, aumentou o número de devedores e de débitos em atraso. Conforme o Serviço de Proteção de Crédito (SPC), os mais endividados em Pernambuco, no terceiro mês deste ano, estão na faixa etária entre 30 e 39 anos, representando 22,96% dos não pagadores. E são mais mulheres (53,65%) na lista de devedores que homens (46,35%).

Os débitos contraídos ocorrem principalmente com bancos. “Sempre alertamos o comércio para realizar a venda com critérios para evitar endividamentos. Orientamos também clientes para comprarem seus produtos, sem comprometer sua renda. É importante que o negócio seja bom para os dois”, avaliou Fred Leal, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife).



27/05/2024 às 09:39 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Deputado Joel da Harpa vota contra Medalha Antirracista para Anielle Franco: “Homenagens devem reconhecer ações significativas”

Fotos: Divulgação e Luna Costa