Natalia de Menudo, vereadora do PSB, apresentou uma proposta na Câmara do Recife. Trata-se do projeto de lei Ordinária (PLO) número 40/2023, que estabelece a criação da “Campanha Parada Livre”.
Em tramitação em três comissões permanentes da Casa Legislativa, o projeto visa permitir o embarque e o desembarque noturno de mulheres usuárias do transporte coletivo em seus respectivos locais de escolha, mesmo fora do local oficial de parada do ônibus. Os condutores dos transportes coletivos ficam obrigados a cumprir essa obrigatoriedade a partir das 21h, caso o projeto seja aprovado.
“Existem diversos relatos de assaltos e agressões no trajeto entre a residência e o ponto do ônibus em diversas regiões da cidade, visto que os meliantes se aproveitam da falta de iluminação e da certeza da demora do transporte, como também do desembarque naquele local para cometerem seus crimes, tendo as mulheres, principalmente, como alvo”, justificou a parlamentar ao falar sobre a ação.
A vereadora ainda destacou que o projeto de lei de sua autoria pode proporcionar uma maior sensação de segurança, dificultando, assim, a ação dos meliantes. “Se o embarque ou desembarque for realizado em qualquer local do trajeto, a previsibilidade que eles esperam não ocorrerá, o que promoverá mais segurança para as pessoas do gênero feminino”, afirmou.
24/07/2023 às 13:21 – Por Andros Silva