O deputado estadual Romero Albuquerque encaminhou ao governo do estado um pedido para proibir a queima de fogueiras durante as festas juninas deste ano. De acordo com o parlamentar, “diante dos casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças e bebês”, o mais prudente seria não permitir que fogueiras sejam acesas.
“Todas as providências necessárias precisam ser tomadas. As fogueiras produzem fumaça e, mesmo em tempos normais, pessoas com doenças respiratórias e crianças são muito prejudicadas nesse período. A situação já é alarmante, afinal a fila por um leito de UTI tem crescido e crianças têm morrido. O Governo precisa garantir a devida assistência à população, e atuar de forma preventiva para que o quadro não se agrave ainda mais”, comentou o deputado que também protocolou um projeto de Lei tratando da proibição.
Caso a indicação tenha êxito, esse será o terceiro ano sem o típico lume dos festejos juninos. Para muitos, o ato de acender fogueira é tradição, devoção, uma forma de agradecer pelas colheitas fartas e louvar João Batista. Vale lembrar que a proposta de Romero também prevê restrição aos fogos de artifício.
26/05/2022 às 11:02 – Por Andros Silva