Foto: Tiago Brito

Vereadores de Jaboatão recebem o Parlamento Jovem de Bezerros

Membros do Parlamento Jovem de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, considerado o primeiro modelo eletivo do país, foram recebidos por alguns vereadores e ex-vereadores de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, na segunda-feira (19/07). A iniciativa foi da vereadora Jeane Cândido (PTB) e do ex-vereador e coordenador do Movimento Popular Jaboatão Que Nós Queremos, Fernando Moreira.

“Muitos jovens não querem saber da politica ou tentam se afastar. Pelo contrário, devem contribuir para melhorar as políticas públicas. O Parlamento Jovem de Bezerros vem com o intuito de estimular a juventude e, desde novo, saber sobre o processo eleitoral e politico”, justificou Klebson Nascimento, presidente do Parlamento Jovem.

Em Bezerros, o Parlamento Jovem foi criado por meio da Resolução 009/2019, de iniciativa do então vereador José Hailton de Carvalho e Silva (Gabeira). Ao todo, são 15 membros (o mesmo quantitativo de parlamentares), que são escolhidos pelo voto nas escolas onde estudam. Uma vez por mês, é realizada uma reunião ordinária e, assim criar e enviar propostas ao Legislativo. O mandato é de um ano. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, foi estendido até o dia 5 de dezembro deste ano.

Segundo Klebson, as atribuições do Parlamento Jovem são iguais a de um vereador. “Sugerimos requerimentos, projetos de lei e moções, além de ofícios aos secretários municipais”, contou, completando ainda que o grupo, além dessas atividades, busca ações com a iniciativa privada, a exemplo da distribuição de 700 máscaras e de cerca de 100 litros de álcool em gel. Na Páscoa, conseguiram a doação de aproximadamente 100 ovos de chocolate. As entregas aconteceram em áreas de vulnerabilidade e nas zonas rurais.

A vereadora Jeane Cândido destacou a importância do protagonismo da juventude na política e levará essa pauta à Casa Vidal de Negreiros. “O que esses jovens estão fazendo é de grande importância para a sociedade e esse exemplo deve ser seguido. Junto com alguns parlamentares, estaremos dialogando a viabilidade de algumas iniciativas, como a formação para jovens líderes e, também, do Parlamento Jovem no município”, ressaltou.

“Diante da situação política que nos encontramos, onde uma parte da juventude não se interessa sobre política, esses jovens buscam por renovação. Uma iniciativa que será referência no Estado e espero que os vereadores e prefeitos entendam que trazer esses jovens não é uma ameaça mas uma oportunidade de contribuir com o futuro da cidade”, afirmou Fernando Moreira.

A reunião também contou com a presença dos vereadores Neco Filho (PSC), Wando de Zé Bom (PCdoB), Enéias Marcelo (PSC), Rogério Melo (Patriota) e Júnior da Farmácia (PROS), além dos ex-vereadores Amauri Cândido e Neco.


20/07/2021 às 08:49 – Por Tiago Brito para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Elias Gomes conversa sobre a implantação do Compaz em Jaboatão com o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti

Murilo Cavalcanti e Elias Gomes. Foto: Divulgação