Divulgação

Socioeducandos da Funase usam drive-thru para presentear as mães

Adolescentes e jovens em internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, estão utilizando o esquema de drive-thru para presentear as mães. A ação ocorre em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, como alternativa ao acesso de visitantes à unidade da instituição, que tem restrições por conta da pandemia. Sem sair do carro, que para próximo às casas dos familiares, os socioeducandos fazem a entrega de um pote de doce de leite decorado por eles próprios durante oficinas artísticas e profissionalizantes.

“Conseguimos viabilizar essa forma de manifestação de carinho, essa surpresa para as mães que residem em Arcoverde e que são acostumadas a fazer visitas aos filhos dentro da unidade, e não a recebê-los perto de casa. As que quiserem retornar para vê-los na unidade no domingo, Dia das Mães, poderão fazer isso. Mas não deixa de ser uma forma de anteciparmos parte dessa demanda e mantermos o cumprimento das restrições de acesso, necessárias por conta da pandemia, já que nem todos receberão visitas presenciais nesse dia”, afirma Paula Cibelle, coordenadora-geral do Case/Cenip Arcoverde, unidade da Funase no município.

Em outros centros da instituição, também houve atividades alusivas à data. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e na Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia, no Recife, adolescentes participaram de dinâmicas em que confeccionaram brindes e escreveram cartas para serem entregues às mães neste domingo (9). Na Casem Petrolina, também houve oficina para produção de lembrancinhas. Já no Case Pirapama, na Casem Caruaru e no Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, houve um momento de homenagem a servidoras que são mães. Na Casem Rosarinho, no Recife, algumas mães de socioeducandos compareceram presencialmente a um café da manhã em que receberam presentes e carinho dos filhos.

As visitas presenciais que ocorrerem neste domingo atenderão a regras como a autorização para a entrada de apenas um visitante por socioeducando. Em alguns centros da Funase, são adotados escalonamentos de dias e horários de acesso para evitar grandes concentrações de visitantes em um mesmo momento. Nas portarias, são obrigatórias a aferição de temperatura e a higienização das mãos. O uso de máscara e a manutenção do distanciamento social devem ocorrer durante todo o período de estada nas unidades.

08/05/2021 às 12:34 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vídeo: Adeildo da Igreja prestigia celebração dos 40 anos de Márcio do Curado

Adeildo da Igreja, atual presidente da Câmara de Vereadores do Jaboatão, marcou presença no evento …