Policiais civis e militares mortos. 117 suspeitos eliminados. Suspeição sob suspeitas. 28 de outubro de 2025, Rio de Janeiro em chamas, enlutado. Calor de sol, mormaço ardente de tiroteios com armas zuadentas, repetitivas de sons mortais, arrotando fogo e cuspindo balas.
Odor de adrenalina misturado a cheiro de pólvora e de veículos queimados. Fumaça negra de pneus em combustão tingindo as nuvens com o escuro das tempestades. Inverno de corpos abatidos que suaram frio no combate, perderam a cor e a vida, enrigeceram, congelaram.
Pessoas verteram pranto sentido, jorraram lágrimas comovidas, aterrorizadas, choraram seus mortos e o perecimento das liberdades fundamentais constituídas. Ordem descolorida do Estado, das autoridades, desordem cor de sangue, inaceitável, de bandoleiros do Comando Vermelho. Sanguinolência, impiedade, cadáveres dos dois lados esparramados no chão.
Os ordenadores da carnificina destilavam ódio, não vertiam lágrimas nem procuraram caminhos para evitá-las. Quem cumpria ordem só matava, só morria, não decidia sobre o que fazia. Tiros para todo lado, às vezes no que viam, às vezes de olhos fechados para ignorar as próprias atrocidades. Os atiradores não apuraram a pontaria, eram somente dedos para premir teclas de gatilhos.
Se todos os projéteis acertassem pessoas, a população inteira das favelas em guerra sucumbiria, os fatos ficariam sem testemunha e sem história.
Deus meu, varrei a incompetência da administração Pública carioca, que poderia ter evitado essa operação policial catastrófica, abrandai a temeridade da bandidagem, restaurai a paz e a tranquilidade que todos almejamos desfrutar. Melhor do que bandido morto é aquele que não nasceu ou foi educado para nunca delinquir.

José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal
Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com
29/10/2025 às 16:34
Blog do Andros Conteúdo com credibilidade, bom humor e independência

