Divulgação

Nutricionista dá dicas de como aproveitar o São João de maneira saudável

O mês de junho chega acompanhado de muito forró e comidas típicas. Mesmo em meio a pandemia e ainda precisando comemorar o São João em casa, fica difícil manter a alimentação saudável em meio a tantas delícias como mungunzá, canjica, bolo de milho e pipoca.

A maioria dos pratos juninos tradicionais possuem boas propriedades nutricionais, como fibras, vitaminas e compostos bioativos, presentes no milho – ingrediente principal das receitas. Mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar prejuízos à saúde após as comemorações.

De acordo com o nutricionista Crístenes Melo, é necessário verificar a composição dos alimentos. “Recomendo dar preferência a alimentos naturais, orgânicos e que possuam em sua lista de ingredientes, no caso dos industrializados, pouquíssimos itens em sua composição. Prefira também os que possuam um menor valor calórico, menor teor de açúcar, gorduras e conservantes”. 

O profissional ainda recomenda evitar exageros. “Mesmo diante de inúmeros benefícios, a recomendação é que ao longo da semana, ou até mesmo no dia de festejar, tentar comer um pouco menos para que no fim do dia não fique com o peso na consciência e poder consumir um pouquinho de cada prato, já que o São João é uma vez no ano e precisamos aproveitar e nos divertir com moderação. Uma das recomendações para a preparação dos alimentos juninos que eu poderia dar, seria evitar exagerar tanto na adição de açúcar desses alimentos, podendo substituir o açúcar comum por um mais natural como o xilitol e o stévia”.  

24/06/2021 às 01:07 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Quatro dicas de exercícios oculares: oftalmologista faz alerta para quem passa muito tempo na frente de telas

A era digital trouxe inúmeras comodidades e facilidades à nossa vida cotidiana, mas também carrega …