Uma nova estátua em homenagem ao multiartista Luiz Augusto Martins Côrtes, o inesquecível Lula Côrtes, será instalada na Orla de Candeias, exatamente onde hoje repousa, destruída, a antiga escultura que o homenageava, em frente ao Mercado do Peixe.
O evento está marcado para o dia 25 de maio e celebra os 50 anos do disco Paêbirú, marco da música psicodélica nordestina, gravado em 1975 ao lado de Zé Ramalho. A iniciativa, sem dúvida, merece aplausos. Mas fica o alerta: é fundamental garantir a preservação da nova peça, que promete ser tão bonita quanto simbólica. E não estamos falando aqui da ação do tempo, e sim dos vândalos.

A primeira estátua, inaugurada em 11 de março de 2017 e assinada por Júnior Bola, levou apenas três meses para ser praticamente destruída. Hoje, segue sem braços, pés e até sem o famoso tricórdio, instrumento inseparável do artista nascido no Recife, mas que fincou morada e história em Jaboatão dos Guararapes.
A nova obra será assinada pelos artistas Ricardo Leite e Allen Jerônimo. A vereadora Rebecca Regnier, atuante na região, foi a ponte entre os organizadores do evento e a prefeitura. No último dia 9 de maio, data em que Lula Côrtes completaria mais um ano de vida, ela se reuniu com integrantes do movimento Ocupe Peixaria, os artistas responsáveis pela escultura, o filho do homenageado, Nemo Côrtes, e o secretário municipal Roberto de Abreu e Lima para ajustar os detalhes finais da festa. O novo monumento que será erguido é fruto de uma vaquinha virtual realizada pelo pessoal do Ocupe.

Parabéns aos envolvidos, mas o Blog reforça o que já alertamos, a pedido de leitores de Candeias, ainda em 2021: expor é preciso, preservar, mais ainda.
12/05/2025 às 09:20 – Por Andros Silva