Divulgação

“Meu pedido não é um alarde, mas um alerta”, declara Andreza sobre criação de gabinete para estudos e prevenção da varíola dos macacos

A vereadora Andreza Romero, mesmo licenciada, sugeriu que a Prefeitura do Recife crie um gabinete de estudos e prevenção da varíola dos macacos. O pedido se deu após o governo de Pernambuco emitir uma nota técnica orientando unidades e profissionais de saúde a notificarem casos suspeitos da doença com urgência.

“Ainda que não haja registro em Pernambuco, o país já confirmou 21 casos, que é um evento inesperado, raro e que tem alto potencial de contaminação, o que exige que, desde agora, as cidades se planejem para mitigar os impactos de possíveis notificações. Meu pedido não é um alarde, mas um alerta para que a cidade do Recife saia na frente e esteja preparada para dar assistência, tratamento, proteção e orientações a toda a população”, explicou Andreza.

Entre os sintomas da varíola dos macacos estão a febre, dor de cabeça, dor muscular e nas costas, além de calafrios, exaustão e gânglios inchados, como também as lesões na pele. A transmissão é através de contato com a pessoa infectada, por isso é recomendado o isolamento até o desaparecimento total das lesões.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até esta quarta-feira (29) não há suspeitas da doença no estado.


29/06/2022 às 16:57 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Shows de Geraldo Azevedo e Adilson Ramos estão na programação do Dia dos Pais do RioMar

O cantor Geraldo Azevedo, que completou 50 anos de carreira, vai realizar ao lado dos …