Divulgação

“Meu pedido não é um alarde, mas um alerta”, declara Andreza sobre criação de gabinete para estudos e prevenção da varíola dos macacos

A vereadora Andreza Romero, mesmo licenciada, sugeriu que a Prefeitura do Recife crie um gabinete de estudos e prevenção da varíola dos macacos. O pedido se deu após o governo de Pernambuco emitir uma nota técnica orientando unidades e profissionais de saúde a notificarem casos suspeitos da doença com urgência.

“Ainda que não haja registro em Pernambuco, o país já confirmou 21 casos, que é um evento inesperado, raro e que tem alto potencial de contaminação, o que exige que, desde agora, as cidades se planejem para mitigar os impactos de possíveis notificações. Meu pedido não é um alarde, mas um alerta para que a cidade do Recife saia na frente e esteja preparada para dar assistência, tratamento, proteção e orientações a toda a população”, explicou Andreza.

Entre os sintomas da varíola dos macacos estão a febre, dor de cabeça, dor muscular e nas costas, além de calafrios, exaustão e gânglios inchados, como também as lesões na pele. A transmissão é através de contato com a pessoa infectada, por isso é recomendado o isolamento até o desaparecimento total das lesões.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até esta quarta-feira (29) não há suspeitas da doença no estado.


29/06/2022 às 16:57 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Nádia Maia será uma das homenageadas do São João do Recife. João Campos falou nesta terça detalhes da festa

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife