Foto: Rafael Carvalho

Mendonça Filho propõe PEC em defesa da liberdade de imprensa frente à controversa decisão do STF

Mendonça Filho, deputado federal pelo União Brasil, criticou a decisão polêmica do STF que atribui à imprensa a responsabilidade por declarações de entrevistados se houver “indícios concretos” de que a informação é falsa. 

Em parceria com Kim Kataguiri, colega de partido na casa legislativa, o parlamentar protocolou uma PEC com o objetivo de proibir a transferência de responsabilidade do entrevistado para os veículos de comunicação.

O deputado argumentou que a medida é um equívoco que atinge um dos pilares da democracia: a liberdade de expressão e de imprensa. Em defesa da proposta, Mendonça afirmou que o caminho adequado não é limitar a liberdade dos veículos, mas sim garantir que cada indivíduo assuma a responsabilidade por suas declarações.

A decisão do STF, com um placar de 9 votos a 2, surgiu de um caso contra o Diario de Pernambuco por uma matéria publicada em 1995. A medida tem gerado controvérsias e provocado reações de entidades como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e veículos como a Folha de São Paulo, que a consideram prejudicial à liberdade de imprensa. O Blog também lamenta a decisão do Supremo.



04/12/2023 às 10:16 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vereador Neco Filho denuncia danos causados pela BRK Ambiental e cobra fiscalização municipal. Adeildo da Igreja engrossa o coro

Foto: Câmara do Jaboatão