Turistamos, eu e meu filho, pelos sertões de Pernambuco, Bahia e Piauí, quebrando a rotina do nosso dia a dia. Em Floresta, visitamos parentes na Fazenda Várzea Comprida, banhada pelas águas perenes do Riacho dos Navios, herdada por José Birico, terra onde nasceu e reside até hoje aos 96 anos de idade, lúcido, saudável e trabalhador.
Zé Birico lembra de quando, na década de 30 do século passado, Lampião e Maria Bonita foram recebidos na casa da fazenda dos seus pais. O cangaceiro foi respeitoso com os acolhedores, pessoas honestas, antigos clientes do tempo em que era mascate, mercadejando no lombo de burro gêneros como agulhas, botões, linhas, miçangas, caçarolas e outros artigos de primeira necessidade.
Virgulino ordenou aos subordinados sua dispersão pela caatinga próxima, de forma que sumissem do entorno visual da casa grande para não transtornarem com sua presença a família do fazendeiro, e que só retornassem quando chamados. Após descansarem nas redes da sala, refrigerando-se do calor e recuperando as energias, Lampião pediu à dona da casa para costurar lenços e embornas dos cangaceiros na máquina manual de costura Singer que vira no local. Ao final desses afazeres, reuniu o bando, agradeceu aos anfitriões e seguiu destino.
A máquina manual de costura foi substituída por uma nova, menos trabalhosa e mais produtiva. Está guardada, entretanto, e mantém condições de uso, bastando para tal alguns reparos, limpeza e lubrificação. Documentamos em vídeo a versão de José Birico sobre os fatos e a existência da máquina manual de costura, que bem poderia ser hoje peça de museu.
José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal
Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com
12/11/2024 às 10:47