Destaques!
Irani e João Gabriel. Foto: Divulgação

Inscrições estão abertas para novo passeio acessível pela iluminação natalina do Recife

No próximo domingo (2), um novo passeio pela iluminação natalina do Recife será disponibilizado para pessoas com deficiência por meio do programa PE Conduz, operado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 0800.281.0312. A rota de lazer, que tem vagas limitadas, é destinada a quem é cadastrado ou não no programa. A ação também ocorreu no último domingo (26) e foi sucesso de público.

Beneficiária do PE Conduz desde 2011, Fátima de Almeida e sua filha, Nazaré de Almeida, estavam no grupo de pessoas que participaram do passeio. Ela contou que as vans adaptadas são muito importantes para driblar os obstáculos do dia a dia e, com o retorno da programação de lazer, esses serão os momentos de descanso e distração para ambas. “Eu e Nazaré estávamos enferrujadas dentro de casa e, como dependemos de um carro como esse para fazer um passeio, a gente aproveita muito quando tem essas opções de lazer. Faça chuva ou sol, nós não vamos perder nenhum”, afirmou.

Irani Paixão Barbosa e seu filho, João Gabriel (foto), também participaram ansiosos do passeio acessível pela decoração natalina. “Estou muito emocionada. Desde o início da pandemia que minha criança não sai para lugar nenhum. Ele é festeiro e agora está tendo a oportunidade de, com toda a segurança, poder se divertir um pouco”, destacou. Para ela, o PE Conduz é um serviço que garante um espaço acessível aos usuários. “O Conduz faz parte do meu dia a dia e mudou a minha vida e a do meu filho. Eu já passei por muita humilhação usando o transporte público e as vans adaptadas chegaram para nos dar asas e valor”, ressaltou.

Assim como no passeio do último fim de semana, a programação do primeiro domingo de 2022 iniciará no Parque da Jaqueira, passando pela Avenida Agamenon Magalhães e indo em direção ao Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem. O percurso de volta passará ainda pelo Recife Antigo. O roteiro de lazer já era marca registrada do programa, mas essas são as primeiras vezes em que são disponibilizadas vagas para todas as pessoas que utilizam ou não os serviços do PE Conduz.

“Essa extensão das vagas a toda à população com deficiência do Estado é um ganho enorme, pois nós saímos dos cuidados básicos de saúde e passamos agora para os cuidados com a saúde mental através da oferta de lazer, que garantem ainda cidadania e humanidade”, pontua a secretária executiva de Segmentos Sociais de Pernambuco, Marília Bezerra.

Para participar do próximo passeio será necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Quem não é beneficiário do programa fará o embarque nas vans às 16h, e o desembarque, às 20h, na Praça do Derby. Já quem é usuário poderá embarcar nos endereços cadastrados no serviço a partir das 14h30. A rota de lazer começará às 17h.

PE CONDUZ – O programa foi criado durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos. É gratuito e atua em diversas regiões de Pernambuco, transportando as pessoas com deficiência motora, de segunda a sexta-feira, para atendimentos de saúde. Nos fins de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual.


27/12/2021 às 11:41 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Feriado de Semana Santa muda horário do comércio do Recife

Divulgação