Imagem mostra a Rua da Imperatriz, no Centro do Recife, completamente vazia. Foto: Givanilson Berg

Imperatriz e Nova: Antes com grande movimento, ruas de comércio tradicional agora ostentam placas de “aluga-se”. O que diz a CDL?

As ruas da Imperatriz e Nova, no Centro do Recife, que sempre foram dois grandes polos do comércio da cidade, estão com boa parte dos estabelecimentos comerciais de portas fechadas. Nas vias que antes fervilhavam com grande movimento, placas de “aluga-se” ganham cada vez mais protagonismo. A que se deve isso? Para tirar as dúvidas dos nossos leitores, o Blog entrou em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife, que representa o varejo recifense.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão informou que existem vários motivos para essa situação. A CDL apontou como um dos fatores a expansão dos shoppings na Região Metropolitana. Associada ao crescimento do comércio nos bairros e ao aumento do comércio eletrônico, isso dividiu o mercado do setor varejista na região central da capital pernambucana, impactando o movimento no Centro do Recife.

“Com a ocorrência da pandemia, o modo de fazer compras direcionou os consumidores a buscarem produtos no mundo digital, o que fez com que muitos lojistas da região central também passassem a vender pela internet e a oferecer novos serviços”, diz um trecho da nota enviada.

A Câmara de Dirigentes Lojistas, cujo presidente é Fred Leal, ressaltou ainda que o Centro tem sofrido atos de vandalismo e recebido menos atenção do poder público. Sobre o que pretende fazer para mudar esse triste cenário, adiantou que está em parceria com o programa Recentro, da Prefeitura do Recife, conseguindo assim viabilizar ações e planejamentos de atividades para curto, médio e longo prazo, abrangendo áreas como limpeza urbana, segurança pública, iluminação, esgoto, manutenção de vias, entre outras.

Além da atuação em conjunto com a gestão pública, a CDL Recife revelou que está trabalhando em parceria com os lojistas para fortalecer o setor e vem criando ações e campanhas ao longo do ano para atrair o consumidor, otimizar e auxiliar os negócios do varejo.


25/10/2023 às 15:39 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

“Teremos uma festa que vai ser grande, mas que será marcada pela tradição”, diz João Campos ao lado de Assisão na abertura do São João do Recife

Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife