Foto: Hélia Scheppa/SEI

Governo amplia área e período de quarentena

A quarentena rígida será estendida em Pernambuco, tanto no tempo de duração quanto na área afetada. O governo do estado anunciou ontem que as medidas rígidas adotadas em 85 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste, entre 26 de maio a 6 de junho, foram prorrogadas até o próximo dia 13. Além de alargar o período de maior controle da Covid-19 nestas regiões, o governo decidiu submeter mais 35 municípios às medidas em vigor na RMR e parte da Mata.

No cenário atual, a RMR e parte da Zona Mata, que a Gerência Regional de Saúde (Geres) I, têm quarentena rígida nos fins de semana, sendo permitido o funcionamento apenas de atividades autorizadas. Durante a semana, as demais atividades podem funcionar até às 20h, desde que os estabelecimentos não abram por mais de dez horas consecutivas por dia.

Nas 65 cidades do Agreste, sendo 53 municípios das Geres de Caruaru e Garanhuns, além das 12 cidades da Geres de Limoeiro, apenas as atividades essenciais podem funcionar, inclusive de segunda a sexta-feira. A partir desta quinta-feira, a Macrorregião 3, formada pelos 35 municípios sertanejos das regionais Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, seguirão as normas já vigentes no Recife, Região Metropolitana e áreas da Zona da Mata. Por sua vez, a Macrorregião 4, que contempla as regiões do Vale do São Francisco e do Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta-feira, e até 18h nos finais de semana.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, as medidas estão sendo tomadas pelo governo a partir de um diálogo constante com todos os setores e segmentos que estão sendo diretamente impactados por tais medidas. “E, atendendo a um dos principais anseios desses setores, temos a questão da previsibilidade. Estamos anunciando com uma certa antecedência para que eles possam se adequar e organizar o dia-a-dia de suas atividades”, afirmou.

03/06/2021 às 10:07 – Do Diario de Pernambuco

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Marília Arraes reforça aliança com Elias em encontro de apoio no Jaboatão nesta quinta-feira

Marília. Foto: Solidariedade / Elias. Foto: Divulgação