Destaques!
Vanessa Piasson e Mano Medeiros autorizam compromisso da obra. Foto: Beckmann Feldens

FITS investirá R$ 6 milhões em centro de especialidades médicas em Jaboatão

A Faculdade Tiradentes (FITS) – integrante do Grupo Tiradentesvai investir R$6 milhões, por meio de contrapartida, na construção de um centro de especialidades médicas, em Jaboatão dos Guararapes. O Ambulatório Especializado de Integração Ensino-Serviço – que estará localizado na Avenida Barreto de Menezes, em Prazeres – vai incorporar rede SUS Jaboatão e reforçar o atendimento gratuito aos moradores do município. A nova unidade também servirá de aprendizado aos futuros profissionais da saúde, que cursam Medicina na instituição de ensino, localizada em Prazeres. A previsão é que o equipamento de saúde fique pronto em fevereiro de 2023.

A assinatura para autorização da obra e a carta de intenção ocorreu na terça-feira (19/07) entre a FITS e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Para viabilizar a iniciativa, a gestão pública cederá o terreno e gerenciará todo o atendimento ao público, via Sistema Único de Saúde (SUS), além de cuidar da manutenção da estrutura. Já a FITS, ficará responsável pela construção do prédio, compra de equipamentos e disponibilidade das equipes para realizar o atendimento. Os recursos serão aplicados por meio do Coapes (contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde, do Programa Mais Médicos), primeiro firmado em Pernambuco.

“Além de ampliar o atendimento público gratuito à população, via rede municipal de saúde, o ambulatório promoverá a inclusão e será um moderno centro de excelência para o aprendizado dos nossos alunos”, adiantou Vanessa Piasson, diretora-geral da FITS.

Estrutura

A estrutura envolverá 15 salas para atendimento, auditório e área para estudo de casos. Será uma unidade de saúde destinada à integração gestão-ensino-serviço-comunidade, com o desenvolvimento das atividades práticas de saúde pelos alunos do curso de Medicina da FITS. O projeto contempla também uma sala de cuidados aos profissionais da saúde e a primeira sala de retirada de gesso do Estado.

Quando estiver pronto, o ambulatório oferecerá consultas médicas em 15 especialidades. Entre elas, Cardiologia, Clínica Médica, Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia, Reumatologia, Endocrinologia e Neurologia. A estimativa é que sejam realizadas 1 mil consultas/mês. Os pacientes que precisarem passar por exames ou procedimentos serão encaminhados à rede pública municipal, via SUS. “Só se constrói a partir de parcerias. Este equipamento vai ajudar a diminuir nossa demanda, ajudar no atendimento à população e também na qualificação profissional”, adiantou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

O projeto – que será erguido ao lado da antiga sede da prefeitura de Jaboatão e em frente à secretaria de Saúde do município – contempla ainda a reforma do atual campo de futebol para uso da comunidade e prática de atividade física.

Prática

Os estudantes serão acompanhados e orientados pelos docentes médicos de cada especialidade. Segundo a diretora-geral da FITS, o ambulatório vai unir ainda mais a teoria da academia com a prática, atendendo com a pluralidade do serviço de saúde do SUS, fruto da Lei do Programa Mais Médicos. “A partir das necessidades dos moradores, vamos incentivar pesquisas, projetos de extensão e também campanhas educativas”, adiantou Vanessa.


20/07/2022 às 19:13 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Paixão dos Guararapes: Espetáculo emocionante com projeção em 3D começa nesta quinta-feira

Foto: Chico Bezerra/PMJG