Vanessa Piasson e Mano Medeiros autorizam compromisso da obra. Foto: Beckmann Feldens

FITS investirá R$ 6 milhões em centro de especialidades médicas em Jaboatão

A Faculdade Tiradentes (FITS) – integrante do Grupo Tiradentesvai investir R$6 milhões, por meio de contrapartida, na construção de um centro de especialidades médicas, em Jaboatão dos Guararapes. O Ambulatório Especializado de Integração Ensino-Serviço – que estará localizado na Avenida Barreto de Menezes, em Prazeres – vai incorporar rede SUS Jaboatão e reforçar o atendimento gratuito aos moradores do município. A nova unidade também servirá de aprendizado aos futuros profissionais da saúde, que cursam Medicina na instituição de ensino, localizada em Prazeres. A previsão é que o equipamento de saúde fique pronto em fevereiro de 2023.

A assinatura para autorização da obra e a carta de intenção ocorreu na terça-feira (19/07) entre a FITS e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Para viabilizar a iniciativa, a gestão pública cederá o terreno e gerenciará todo o atendimento ao público, via Sistema Único de Saúde (SUS), além de cuidar da manutenção da estrutura. Já a FITS, ficará responsável pela construção do prédio, compra de equipamentos e disponibilidade das equipes para realizar o atendimento. Os recursos serão aplicados por meio do Coapes (contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde, do Programa Mais Médicos), primeiro firmado em Pernambuco.

“Além de ampliar o atendimento público gratuito à população, via rede municipal de saúde, o ambulatório promoverá a inclusão e será um moderno centro de excelência para o aprendizado dos nossos alunos”, adiantou Vanessa Piasson, diretora-geral da FITS.

Estrutura

A estrutura envolverá 15 salas para atendimento, auditório e área para estudo de casos. Será uma unidade de saúde destinada à integração gestão-ensino-serviço-comunidade, com o desenvolvimento das atividades práticas de saúde pelos alunos do curso de Medicina da FITS. O projeto contempla também uma sala de cuidados aos profissionais da saúde e a primeira sala de retirada de gesso do Estado.

Quando estiver pronto, o ambulatório oferecerá consultas médicas em 15 especialidades. Entre elas, Cardiologia, Clínica Médica, Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia, Reumatologia, Endocrinologia e Neurologia. A estimativa é que sejam realizadas 1 mil consultas/mês. Os pacientes que precisarem passar por exames ou procedimentos serão encaminhados à rede pública municipal, via SUS. “Só se constrói a partir de parcerias. Este equipamento vai ajudar a diminuir nossa demanda, ajudar no atendimento à população e também na qualificação profissional”, adiantou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

O projeto – que será erguido ao lado da antiga sede da prefeitura de Jaboatão e em frente à secretaria de Saúde do município – contempla ainda a reforma do atual campo de futebol para uso da comunidade e prática de atividade física.

Prática

Os estudantes serão acompanhados e orientados pelos docentes médicos de cada especialidade. Segundo a diretora-geral da FITS, o ambulatório vai unir ainda mais a teoria da academia com a prática, atendendo com a pluralidade do serviço de saúde do SUS, fruto da Lei do Programa Mais Médicos. “A partir das necessidades dos moradores, vamos incentivar pesquisas, projetos de extensão e também campanhas educativas”, adiantou Vanessa.


20/07/2022 às 19:13 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

MIGRAAAANTES, espetáculo dos concluintes do Curso de Interpretação para Teatro, será apresentado no Cine Teatro Samuel Campelo

Neste sábado (06) o espetáculo MIGRAAAANTES vai levar para o palco do Cine Teatro Samuel …