Divulgação

Faculdade Tiradentes leva curso de Medicina para interior de PE

Com a presença de autoridades, o Grupo Tiradentes inaugurou, na manhã da quinta-feira (22), a segunda unidade da Faculdade Tiradentes (FITS) em Pernambuco. A instituição de ensino, que oferece curso de Medicina, está instalada em Goiana, a 62 km do Recife e 51 km de João Pessoa. De acordo com a diretora-geral da FITS Goiana, Vanessa Piasson, a iniciativa vai preparar novos profissionais, além de levar serviços e boas práticas para cidades da região, que abriga os polos farmacêutico, bioquímico e automotivo. Esta será a 5ª escola médica do Grupo Tiradentes.

O encontro aconteceu no novo campus, localizado na Rua 07, quadra 12, no loteamento Novo Horizonte, próximo à Upa. Entre os presentes estavam a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho; e o prefeito de Goiana, Eduardo Honório.

Também participaram da cerimônia o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima; o fundador do Grupo Tirantes e também reitor da Universidade Tiradentes de Sergipe, Jouberto Uchoa; o conselheiro do Grupo Tiradentes e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Neves; e o secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, Humberto Antunes. O encontro foi  transmitido pela internet: https://www.youtube.com/watch?v=jIdb3sBQxRc.

Atendimento à população

A localização da nova instituição de ensino na área da saúde vai permitir que alunos de Pernambuco e de estados vizinhos, como Paraíba e Alagoas, tenham acesso à formação acadêmica de ponta. Segundo a diretora-geral da FITS, Vanessa Piasson, a faculdade possui um convênio com a Prefeitura Municipal de Goiana, por meio do qual será possível reforçar o atendimento à população nos ambulatórios dos serviços públicos, disponibilizando os futuros profissionais para colocarem em prática os aprendizados obtidos em sala de aula. “Temos esse formato de trabalho também na unidade da FITS em Piedade, com vários serviços à população”, ressaltou.

Estrutura

O prédio tem arquitetura moderna e seguirá todos os protocolos de biossegurança e higienização. O empreendimento tem dois pavimentos. No térreo, estão localizados os serviços para atendimento geral aos estudantes como biblioteca, diretório acadêmico, diretoria e auditório, além de salas de Anatomia. Já no primeiro andar, ficam salas de aulas, laboratórios multifuncionais, Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), sala de professores e Núcleo de Acessibilidade. Ao todo são cinco salas de aula, 12 salas para tutorias, seis laboratórios e uma biblioteca.

Prática pedagógica

Utilizando padrões e boas práticas internacionais, os alunos terão aulas teóricas e vivência prática com pacientes logo nos primeiros períodos do curso, que será ministrado por mestres e doutores. De acordo com a coordenadora pedagógica, Anália Garcia, será adotada metodologia em que o estudante tem maior participação em sala de aula, com troca de informações, estudos de casos clínicos e avaliação de pesquisas em pequenos grupos de tutorias. Assim, o professor passa a ser um condutor do processo de aprendizagem.

Protocolos

A FITS Goiana já começa a funcionar adotando todos os protocolos de higienização. Entre eles, suportes para álcool instalados por todo o empreendimento, tapete sanitizante, sinalização, estrutura e disposição de mobiliário que permita distanciamento entre as pessoas. O projeto contempla banheiros próximos para facilitar a higienização das mãos, desde o hall de entrada. Os objetos usados pelos professores nas aulas são individuais para evitar compartilhamento.

23/07/2021 às 08:48 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vereador Alcides Cardoso critica gestão de João Campos pela falta de kits escolares: “Educação é coisa séria”

Alcides Cardoso. Foto: Phillipe Jonathan - João Campos. Foto: Divulgação