Divulgação

Etiqueta nas confraternizações: gestora dá dicas de comportamento nos eventos corporativos

Com o final do ano em curso, vacinação em andamento e planos de convivência que permitem encontros, as empresas também estão voltando a promover suas tradicionais confraternizações de equipes. O momento de integração, celebração e até premiação, que aconteceu online no ano passado ou nem chegou a ser realizado, voltou a entrar no calendário e traz um tema sempre atual: comportamento nas ocasiões.

“As confraternizações são importantes para o fortalecimento das relações. É uma forma de exaltar a empatia e mostrar que há no contexto momentos fraternos e a visão da qualidade de vida no trabalho”, comenta Noêmia Resende, professora de Administração da Faculdade Nova Roma e diretora da Intelectus Treinamento. Os encontros, geralmente custeados e promovidos pelas empresas, são descontraídos e leves, mas requerem atenção ao limite entre os lados profissional e pessoal. “Respeito e empatia são essenciais e devem sempre ser a referência das relações”, comenta.

Para evitar gafes, constrangimentos ou até situações mais graves, a gestora lista algumas dicas para que as confraternizações aconteçam com fluidez e sejam agradáveis para todo mundo:

Bebidas alcóolicas – algumas empresas oferecem, mas não significa dizer que tudo está permitido ou que a bebida seja justificativa para excessos. É fundamental que o consumo seja moderado e dentro do limite de cada pessoa;

Conteúdos – assuntos internos, de departamento, cliente ou funcionários não devem fazer parte das conversas. Opte sempre por temas leves, de dia a dia, mas que não envolvam informações da empresa;

Brincadeiras – muito cuidado nesse aspecto. É preciso entender a situação e com quem vai brincar para evitar situações embaraçosas. Lembre sempre que piadas sobre gênero, peso e cor são crimes.

Roupas – tente conciliar o estilo do lugar com a política organizacional da empresa


22/12/2021 às 08:32 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vídeo: Adeildo da Igreja prestigia celebração dos 40 anos de Márcio do Curado

Adeildo da Igreja, atual presidente da Câmara de Vereadores do Jaboatão, marcou presença no evento …