Destaques!
Vereador Marlus Costa durante sessão na Câmara. Foto: Divulgação

Esgoto na praia de Candeias: Após acusações do vereador Marlus Costa, assessoria de imprensa da Compesa envia nota para o Blog

A este Blog, na manhã desta quinta-feira (03), o vereador do Jaboatão, Marlus Costa, disse que o “problema do esgoto (na praia de Candeias) se agravou após as obras de saneamento da Compesa/BRK“. Após as acusações do parlamentar, a assessoria de imprensa da Companhia Pernambucana de Saneamento, enviou nota para o veículo. Leia a íntegra abaixo.

Nota da assessoria de imprensa da Compesa para o Blog do Andros

“Em esclarecimento à questão do surgimento de mancha escura e com odor de esgoto em trecho da praia de Candeias, a Compesa reitera que não faz lançamento inadequado de efluentes. Nas áreas onde a Companhia opera rede coletora, os esgotos são coletados e direcionados para uma unidade de tratamento. Em março de 2021, a Compesa entregou à população dos bairros de Candeias e Piedade a primeira etapa da obra do sistema de esgotamento sanitário por meio do Programa Cidade Saneada, em parceria com a BRK Ambiental, para o atendimento de 75 mil pessoas. O investimento foi de R$ 85 milhões.

Portanto, parte da área citada pela reportagem já é contemplada com sistema de esgoto e os clientes que fizeram a correta conexão à rede pública estão usufruindo dos serviços de tratamento do esgoto doméstico. Entretanto, boa parte dos imóveis ainda não está conectado, e, por isso, a Compesa reforça a necessidade da ligação à rede, de forma a garantir a destinação apropriada.

Vale salientar que não compete à Compesa essa fiscalização e identificação de ligações clandestinas de esgoto na rede de galeria de águas pluviais. Conforme informado na nota da prefeitura municipal, 81 condomínios já foram notificados sobre a irregularidade, sendo estabelecido um prazo de 60 dias para as providências.

A Compesa adianta que vem realizando um grande esforço para ampliar a cobertura de esgoto na RMR, estando inclusive, no momento, já executando a segunda etapa da obra para os bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada. Para essa etapa, serão aplicados mais R$ 205 milhões, cuja previsão para conclusão das obras é 2023, quando serão beneficiados mais 190 mil moradores.”


03/03/2022 às 20:41 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Paixão dos Guararapes: Espetáculo emocionante com projeção em 3D começa nesta quinta-feira

Foto: Chico Bezerra/PMJG