Márcio do Curado durante atividades na Câmara do Jaboatão. Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista ao Blog, vereador Márcio do Curado diz que entrou com ação contra o presidente da Câmara e o processo continua

Na tarde do domingo (30) entrei em contato com o vereador Márcio do Curado, único opositor ao atual prefeito do Jaboatão, Anderson Ferreira. Márcio atendeu, estava curtindo o seu merecido domingo de folga em sua residência, localizada no Curado IV, onde mora desde 1990. “Eu não me vejo morando em outro bairro, gosto muito do Curado”, enfatiza ele, orgulhoso do seu lugar. Durante a conversa, abordamos vários temas importantes para a sociedade jaboatonense, e a entrevista acabou ficando com vários pontos altos.

Um deles se deu quando Márcio revelou que entrou com uma ação contra o presidente da Câmara, Adeildo da Igreja. De acordo com o vereador, ele favoreceu o prefeito Anderson Ferreira, ao barrar a CPI que investigaria o super faturamento no aluguel do Complexo Administrativo do município, local onde os funcionários da prefeitura trabalham diariamente. “Entrei com uma ação contra o presidente por essa manobra. Que ainda está em processo”, revelou.

Andros Silva – Boa tarde Márcio, tudo bem? De onde fala neste momento?

Márcio do Curado – Boa tarde, tudo sim. Falo de minha residência!

Fica no Curado, é isso? Os Curados são um “complexo” de comunidades, são cinco no total, qual é a sua?

Sim, sou morador do Curado IV desde 1990.

E como é morar no Curado IV vereador? Seria possível citar algumas de suas ações no bairro enquanto parlamentar?

Eu não me vejo morando em outro bairro, gosto muito do Curado. Além de exercermos nosso papel como fiscalizador, temos um olhar especial na área de lazer, esportes, e nesse mandato, mesmo não sendo função de vereador, vamos trabalhar forte em calçamento de ruas de comunidades que realmente precisam.

Você se orgulha de ter construído, reformado praças na comunidade. Qual a importância dessas ações para quem vive no Curado? O lazer das pessoas é um dos focos do seu mandato?


Me orgulho sim… Mesmo as vezes vendo algumas pessoas da própria comunidade destruir essas benfeitorias. A importância de dar um lazer aquela comunidade que às vezes não tem como se deslocar para outros lugares, fazer com que a comunidade tenha onde levar seus filhos, netos para brincar sem precisar sair do bairro. No nosso primeiro mandato, focamos muito no lazer. Pretendemos manter as praças que construímos, requalificadas.

Eu li num Blog, não recordo o nome agora, são muitos, que o senhor tinha deixado a situação para seguir na oposição ao prefeito Anderson Ferreira. Mas o senhor sempre foi oposição, certo?

Sim, eu não estava na situação.

O senhor hoje é o único opositor ao prefeito na Câmara? Uma andorinha só consegue fazer oposição? Não acaba ficando apenas um simbolismo?

Atualmente, sou o único opositor declarado, fazer oposição nunca foi e nunca será fácil, independente se fica em simbolismo ou não, vou exercer meu papel fazendo o que acho correto, não concordo com o jeito do atual prefeito governar, nada mais justo que lutar pelo povo que me colocou lá pra isso.

“No nosso primeiro mandato, focamos muito no lazer. Pretendemos manter as praças que construímos, requalificadas”


Existe algum vereador da situação sinalizando para seguir com o senhor na oposição? Chegou a se ventilar que um bloco de oposição estava sendo criado na Câmara, existe mesmo essa possibilidade?

Acredito que existe uma enorme insatisfação por parte dos atuais vereadores com o gestor. Não tenho essa informação concreta se está se formando um bloco de oposição, não vou motivar vereador nenhum a fazer parte da oposição, por isso não posso lhe dar essa informação concreta, não conversei ainda com vereadores sobre essa possibilidade.

Na legislatura passada, a liderança da oposição ficava dividida entre o senhor e o ex-vereador Daniel Alves. O senhor tem sentido a falta do parlamentar na Câmara? Sente falta de um apoio forte para estar ao seu lado na oposição?


Sinto sim, principalmente no perfil de Daniel Alves. Ele foi e é minha inspiração política em Jaboatão.

Até que ponto chega a influência do ex-vereador neste seu segundo mandato? Ele tem lhe passado “dicas”, ajudado de alguma forma, mesmo que “distante”?


Daniel Alves é de suma importância, converso com ele quase que diariamente sobre política, ele sempre me orienta e me passa dicas, ele é uma pessoa totalmente preparada, por isso converso muito.

Daniel Alves com Márcio do Curado. Foto: Arquivo pessoal

O senhor e Daniel, tem uma ligação com o PSB. Existe uma insatisfação enorme dos jaboatoneses com a PE-17, que causa transtornos há tantos anos, sendo uma das rodovias mais perigosas e com uma péssima manutenção. O senhor e ele, já interviu junto ao governador por pavimentação, melhorias da rodovia?

Sim, inclusive conversamos sobre isso essa semana, que estamos marcando uma reunião para a próxima semana, para intervir sobre a requalificação da PE-17.

Através do senhor e do Daniel, o governador já enviou algum recurso direto para beneficiar a nossa cidade?

O estado obrigatoriamente já envia recursos para os municípios em geral, e a partir de nossas solicitações o estado fará uma nova malha viária no eixo da Integração Muribeca, onde já foi licitado e já se encontra no diário oficial. É bom ressaltar que todo tratamento contra a Covid-19 em Jaboatão tem sido oferecido pelo estado, porque na cidade não tem hospital de campanha.

Não quero aqui bancar de advogado do prefeito Anderson Ferreira, longe de mim. Mas sempre a oposição coloca nas costas dele os danos causados na cidade em dias de chuvas torrenciais. O senhor não acha injusto o Governo do Estado não ser responsabilizado pelos alagamentos em toda Região Metropolitana do Recife? Afinal de contas é de responsabilidade do Governo sanear as cidades, ou não?


A oposição terá que mostrar os defeitos da cidade, para que o prefeito tente corrigir os erros. Sobre a questão dos alagamentos, o atual gestor não apresentou um plano de prevenção, a responsabilidade tem que ser dele mesmo.

“Daniel Alves foi e é minha inspiração política em Jaboatão”

O Blog do Andros iniciou uma série de reportagens sobre a funcionalidade da Câmara. Intitulado de Raio-x, o especial tem chamado à atenção dos munícipes. O senhor tem acompanhado? Desde 2019 o Portal da Transparência da casa não é atualizado. O senhor como vereador, pode mudar essa realidade?

Estou acompanhando sim. O atual presidente da Câmara (Adeildo da Igreja) vem trabalhando para modernização e atualização dos sistemas da casa, conversamos bastante e o mesmo se comprometeu em fazer esforços para que o portal seja o mais transparente possível.

E como o senhor avalia a gestão do vereador Adeildo da Igreja, diante da presidência da Casa Vidal de Negreiros?


Está melhorando bastante, sabemos que não é fácil presidir a casa, atualmente, ele vem escutando muito os pares, onde sempre conversamos sobre a melhoria da casa, no aspecto geral.

E como a Câmara recebeu o nosso Raio-x? Nos bastidores políticos dizem que os novos vereadores sequer tem conhecimento do que foi abordado nas matérias, isso é possível?


Não posso responder por eles. Em fevereiro eu rompi todos meus ligamentos, rompi o menisco, fraturei o joelho, tive um afundamento no osso do joelho e derrame, jogando futebol, de fevereiro até a data de hoje, venho fazendo fisioterapia, três vezes na semana, e fiquei mais de um mês com a perna imobilizada, estou fazendo um esforço para acompanhar as plenárias. Tenho que fazer uma cirurgia no joelho, estou focando um pouco na saúde, por isso não estou muito inteirado nos assuntos internos que envolve os vereadores.

Falando ainda em bastidores, muito se fala que o presidente Adeildo tem favorecido o prefeito Anderson Ferreira. É maldade classificá-lo dessa maneira? Ou existe aí um fundo de verdade?

Favorecido em que sentido?

Tem evitado investigações mais “aprofundadas”, como a CPI do complexo, que não aconteceu.

Verdade, inclusive entrei com uma ação contra o presidente por essa manobra. Que ainda está em processo.

Então o senhor confirma que existe de fato este tal “favorecimento?

Isso aconteceu no mandato passado, quando 12 vereadores entraram com pedido de CPI para investigar o superfaturamento do aluguel do Complexo Administrativo. Naquela ocasião, a manobra não foi só do presidente, e sim do grupo de vereadores da situação.

Então é possível novas “manobras” em prol do prefeito com esta nova legislatura? Já que todos, tirando o senhor, andam lado a lado com o gestor?

É possível sim. Mas conversei com o presidente e pedir que ele seguisse à risca o regimento interno da casa. Acredito que um pedido do prefeito pesa muito.

Falando em pedido do prefeito, já ouvir dizer também que a sua influência é tão grande na Câmara que ele até influencia na eleição para presidência da casa. É isso mesmo? Ou tudo não passa de factoide?

O atual presidente da casa, foi eleito pelos vereadores e não teve nenhum tipo de manobra do prefeito. No mandato passado, foi o prefeito que manobrou a eleição de presidente, dessa vez, foram os próprios vereadores que escolheram Adeildo da Igreja para comandar a casa.

Foi o prefeito que manobrou? Como assim? Poderia fazer um resumo? Explicando com mais detalhes para os nossos leitores?

Ele optou em indicar Adeildo, e pediu que seus vereadores da base aliada votassem nele. Isso aconteceu na primeira eleição do mandato passado, as outras, não teve interferência não.

“Conversei com o presidente e pedir que ele seguisse à risca o regimento interno da casa”

Uma dúvida que me acompanha há tempos e agora tenho a oportunidade de perguntar, é a seguinte: André de Paula, presidente estadual do seu partido, é da base do prefeito do Jaboatão, prefeito esse que o senhor faz oposição. Como se explica isso vereador? E mais, o senhor sofre pressão para mudar de lado?

André de Paula é o político mais ético e correto que já conheci na política, ele não pressiona para que eu tome alguma decisão que lhe agrade, sempre conversamos muito. André é mais que meu deputado e presidente estadual do partido que presido em Jaboatão, ele é meu amigo. Pressão nunca houve para eu mudar de lado, conversas já tiveram várias, mais falei pra ele que não me sentiria bem fazendo parte da base aliada do atual prefeito, e ele como um bom amigo, me entendeu.

Márcio, muito obrigado em atender o Blog em seu dia de folga. Desejo sempre mais e mais sucesso ao seu mandato. Gostaria de encerrar deixando aqui um recado para os nossos inúmeros leitores? Acrescentar algo que não foi perguntado durante o nosso papo.

Primeiro, quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho que você vem fazendo no meio de comunicação do nosso município, hoje, seu blog é o mais comentado e respeitado no meio político.

Gostaria de deixar uma mensagem ao povo de Jaboatão, que acompanhe mais a política do nosso município, acompanhe o trabalho dos vereadores, os projetos que são aprovados, quem vota contra e a favor, quem está realmente preocupado com a população. Quando o povo for votar com consciência do que está fazendo, nossa política vai melhorar muito e com isso, nosso município só tende a crescer.

Pra finalizar, vou está sempre ao lado do nosso povo, lutando, fiscalizando, votando com convicção do que estou fazendo, e sempre procurar aprender mais e ganhar mais conhecimentos.

31/05/2021 às 11:21- Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Entrevista: Jamerson Batera critica governo de Keko do Armazém e avalia papéis de Ricardo Carneiro e Lula Cabral na política do Cabo

Foto: Divulgação