Fernanda Resende. Foto: Divulgação

Eleições OAB: PE é o 2º Estado do NE e o 10º do país a ter mais mulheres advogadas

Assim como em outras profissões, a presença da mulher na advocacia ampliou e tem sido significativa na economia, sociedade e, também, nos tribunais. Só para se ter ideia, Pernambuco já é o segundo estado do Nordeste e o décimo do país com o maior quantitativo de mulheres advogadas. Elas somam 17.780 de um total de 36.168 profissionais da área no Estado, incluindo homens (18.388).

Na região, em relação ao quantitativo de mulheres advogadas, Pernambuco fica atrás apenas da Bahia, que tem 26.207 do mesmo gênero. Os dados estão no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional: https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados

Esse movimento e luta de gênero, no mundo jurídico, acaba gerando necessidades, reivindicação de espaço e mais igualdade de direitos. Para atender a essa demanda, os advogados e professores Almir Reis e Fernanda Resende – candidatos à presidência da OAB-PE – elaboraram e lançaram, no dia primeiro de outubro, 10 propostas específicas para a mulher advogada. “Desde o ano passado, já percorremos mais de cem cidades do Litoral ao Sertão, visitando escritórios, conhecendo de perto a realidade dos nossos colegas de profissão, principalmente a lida das mulheres, desde a formação à atuação no mercado”, adiantou Fernanda Resende.

Almir Reis e Fernanda Resende são candidatos presidência da OAB-PE. Foto: Divulgação

Dentre as propostas específicas para contemplar a advocacia feminina estão a criação de creches, concessão de auxílio natalidade, paridade na presidência das comissões, além da alteração regimental para garantir que todas as indicações da OAB para composição dos tribunais tenham ao menos 50% de mulheres.

O documento também contou com a colaboração da professora e advogada Fabiana Leite, uma referência estadual na defesa das pautas da mulher e a mais nova integrante do Movimento RENOVA OAB PE (@renovaoabpe). A intenção é contemplar e reforçar a representatividade feminina no mundo jurídico para o próximo pleito da futura presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). As eleições ocorrerão no dia 16 de novembro.

Propostas – Para a categoria como um todo, o Movimento Renova OAB já elaborou as primeiras 25 propostas. Entre elas, redução do valor da anuidade, coworkings gratuitos, maior transparência e presença da OAB-PE no interior do Estado. A intenção é atender a pluralidade de públicos e profissionais que estejam na Região Metropolitana do Recife, mas principalmente no interior do Estado. 

Votação

Atualmente, existem mais de 50 mil advogados inscritos na OAB-PE. Destes, há quase 38 mil ativos. Mas nem todos poderão votar nas próximas eleições de novembro por conta de restrições, como inadimplência na anuidade.


11/10/2021 às 15:27 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Décima edição do RioMar Jazz Fest começa neste domingo com shows gratuitos no RioMar Recife

Uptown Band. Divulgação