Os animais que vivem no minizoológico do Treze de Maio, no bairro da Boa Vista, atração para quem frequenta o local, sendo o xodó inclusive de crianças, podem estar com seus dias de exibicionismo contados naquela área. A vereadora do Recife Andreza Romero do (PP), alega que o espaço não proporciona um ambiente adequado para os animais e por esse motivo, sugere a gestão João Campos sua realocação.
“Estamos falando de animais silvestres, que vivem presos naquele local há anos, suportando iluminação, barulhos e todo tipo de intervenção humana. Isso é muito estressante e prejudicial para essas espécies”, diz a parlamentar que já teve inclusive um encontro para tratar do assunto com os secretários Carlos Ribeiro e Luís dos Anjos, de Meio Ambiente e Direitos dos Animais respectivamente e com Daniel Saboya, diretor-executivo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife.
“É uma questão de garantir o bem-estar deles. Reabilitá-los, hoje, pode ser um pouco difícil, mas colocá-los em um local mais tranquilo, com menor presença humana e ruídos é muito importante”, orienta a vereadora. Uma reunião, com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para dar continuidade às tratativas está sendo marcada.
Em tempo… A Emlurb afirma que os animais têm acompanhamento nutricional e veterinário. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife é a responsável pelas praças, parques e áreas verdes da cidade.
29/10/2021 às 19:32 – Por Andros Silva