Não é novidade dizer que o brasileiro é, naturalmente, apaixonado por carnes e quando o assunto é hambúrguer, a paixão cresce ainda mais. Há tempos que a iguaria deixou de ser um prato de fast food para ganhar espaço nos restaurantes com opções mais sofisticadas e ingredientes exclusivos. No dia 28 de maio, comemora-se o Dia do Hambúrguer, mas você sabe como este prato chegou a terras brasileiras?
Embora as origens do hambúrguer sejam incertas, uma das possibilidades mais conhecidas é a de que ele tenha sido criado em Hamburgo, na Alemanha, como um simples bolinho de carne moída temperada e frita, no século XIX. No entanto, o prato da forma como conhecemos só passou a ser preparado no começo do século XX, com o acréscimo do pão e outros ingredientes nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil na década de 50, por meio das redes de fast food. A partir daí, seu crescimento foi constante e não ficou restrito somente a hamburguerias do tipo fast food, mas expandiu-se por uma gama de variações associada a novos sabores, regionalismos e tipos diferentes de serviços.
De acordo com a professora do curso de gastronomia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Carol Marcovitch, atualmente há uma maior preocupação em alcançar os pontos diferentes para a carne. “Geralmente, quando pensamos em um hambúrguer, imaginamos várias camadas de carne, bacon, queijo, molho, onion rings e o que mais a nossa imaginação quiser acrescentar. Hoje em dia esse tipo de hambúrguer está ligado às redes de fast-food, ou seja, é algo mais rápido, sem ingredientes frescos ou blends suculentos. Já o hambúrguer artesanal é visto como uma opção mais saborosa e saudável, já que é melhor formulado, ou seja, não é industrializado, alguns contêm molhos especiais, os pães podem ser diferenciados, há a preocupação de atingir o ponto certo da carne, os ingredientes principais e os temperos são sempre frescos”.
Gostou das curiosidades? Confira abaixo a receita de um Cheeseburguer Artesanal e Batata Rústica para comemorar o Dia do Hambúrguer em casa:
INGREDIENTES
- Pão de Hambúrguer 04 unidades
- Alface Crespa para montagem
- Tomate Italiano para montagem
Para o hambúrguer:
- 540g de carne moída
- 100g de bacon
- Sal e Pimenta do Reino à gosto
- 4 fatias de Queijo Emental Fundido
Para o molho Mostarda e Mel:
- 52g de Maionese
- 28g de Mostarda
- 24g de Mel
Para a cebola roxa em conserva:
- 250g de cebola roxa
- 100ml de vinho tinto seco
- 260ml de vinho tinto
- 90g de açúcar demerara
- Sal e pimenta do reino a gosto
Para as Batatas Rústica com Páprica e Parmesão ralado:
- 500g de batata inglesa
- Páprica defumada a gosto
- Páprica doce a gosto
- Azeite
MODO DE PREPARO
Molho Mostarda e mel:
- Misture todos os ingredientes em um recipiente e reserve
Cebola roxa em conserva:
- Corte a cebola em fatias finas
- Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até reduzir.
- Coloque em um recipiente (preferencialmente de vidro) e reserve.
Hambúrguer:
- Misture a carne moída com o bacon picado;
- Modele os hambúrgueres um pouco maior que o tamanho do seu pão, pois irá encolher na hora de assá-los;
- Aqueça uma grelha ou chapa e coloque as fatias de carne;
- Tempere com sal e pimenta na hora que estiverem assando
- Coloque o queijo apenas no final para derreter
Batata rústica:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC por cerca de 15 minutos. Se for na airfryer, deixe-a aquecer por cerca de 10 minutos, a 200ºC
- Corte as batatas com casca em fatias
- Tempere com a páprica doce e defumada e o azeite e misture bem
- Levar ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que estejam douradas. Na airfryer, coloque para assar por 14 minutos, virando na metade do tempo.
Montagem:
Cortar o pão de hambúrguer ao meio, colocar sobre uma metade molho de mostarda e mel, hambúrguer com queijo derretido, conserva de cebola roxa, alface e tomate. Fechar o sanduíche e colocar no prato. Ao lado colocar batatas rústicas.
24/05/2021 às 17:50 – Com informações da assessoria