Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Desafios financeiros em São Lourenço: Queda no FPM e ICMS resultou em medidas drásticas do prefeito Vinícius Labanca – “Tive que demitir”

Com a ausência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recurso enviado aos municípios pelo governo federal, atualmente liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Vinícius Labanca, do PSB, enfrentou desafios significativos em São Lourenço da Mata. Para equilibrar as contas este ano, o gestor admitiu a realização de diversas demissões.

“Teve que haver cortes de professores e, na área da saúde, também recuamos, reduzindo o tempo de prestação de serviços, inclusive com a dispensa de temporários”, confirmou Labanca em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha de Pernambuco, ontem, quinta-feira (21).

O chefe do executivo, visivelmente desconfortável, afirmou que as demissões foram a medida mais desafiadora tomada até agora como gestor, mas sem isso, seria impossível equilibrar as contas em 2023. “São Lourenço vive praticamente do FPM e, com a queda na arrecadação, tivemos que apertar tudo”, lamentou.

A queda no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos, repassado pelo estado às cidades, também foi apontada por Labanca como agravante da “crise”.



22/12/2023 às 11:25 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vereador Neco Filho denuncia danos causados pela BRK Ambiental e cobra fiscalização municipal. Adeildo da Igreja engrossa o coro

Foto: Câmara do Jaboatão