Destaques!
Imagem/Reprodução

BRK alerta sobre cuidados redobrados no combate à dengue em períodos de chuvas

A incidência de altas temperaturas neste verão e aumento do volume de chuvas são sinais de alerta para redobrar os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. Em atenção às ações de combate ao mosquito, a BRK, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, reforça a importância de adotar medidas constantes para evitar focos e criadouros e contribuir com a prevenção da doença.

De acordo com dados divulgados e disponibilizados no site do Ministério da Saúde sobre os casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti, no ano passado, os casos prováveis de chikungunya no Brasil somaram 93.403. O número representa um aumento de 31,3% sobre o mesmo período em 2020.

A forma mais eficaz de combater as doenças transmitidas pelo mosquito é eliminar locais que possam acumular e armazenar água da chuva, como garrafas, pneus e vasos de planta. A caixa d’água das residências também pode virar um criadouro de mosquito da dengue. Por esse motivo é importante mantê-la sempre limpa e vedada. É preciso acabar com os ambientes que facilitam a reprodução do mosquito e nesse caso, o saneamento básico é um contribuinte essencial.

“O Aedes também pode se desenvolver na água suja, por isso é extremamente importante que a população tenha acesso à serviços de saneamento básico para que esses resíduos não fiquem acumulados nas vias públicas servindo de criadouro”, explica Renata Batista, gerente de Operações da BRK.

As ações de manutenção preventiva das redes e tubulações de esgoto realizadas pela BRK são importantes para evitar possíveis extravasamentos e entupimentos, evitando que focos do mosquito fiquem acumulados nas vias públicas, servindo de criadouro. Quando a população tem acesso a esses serviços, há aumento na qualidade de vida, diminuição dos gastos com saúde pública e preservação do meio ambiente.

Confira algumas dicas para evitar a reprodução e proliferação do mosquito:

– Tampe corretamente e higienize a caixa d’água a cada seis meses;

– Armazene as garrafas vazias sempre viradas com a boca para baixo e evite água parada em pneus e potes;

– Mantenha as calhas sempre limpas. Certifique-se de que a água da chuva de seu imóvel está sendo direcionada para a rede de drenagem pluvial e separada da rede de esgoto. Isso também evita obstruções e entupimentos, além do acúmulo de água parada;

– Tampe bem as lixeiras e armazene o lixo sempre em sacos fechados;

– Limpe semanalmente ou preencha os pratos dos vasos de plantas com areia;

– Utilize telas nas janelas para evitar a entrada dos mosquitos nos imóveis;

– Limpe semanalmente com escova ou bucha os potes de água para animais e evite o acúmulo de lodo depositado no fundo do recipiente;

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas. Mantenha a lona de cobertura bem esticada para evitar poças;

– Não esqueça de dar descargas em vasos sanitários pouco utilizados;

– Limpe ralos e canaletas externas. Em ralos pouco utilizados, depositar uma colher de água sanitária em um litro de água limpa ajuda a evitar a proliferação do mosquito.



14/02/2022 às 14:50 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Disputa política esquenta em torno do Festival de Inverno de Garanhuns entre prefeitura e governo estadual

Sivaldo. Foto: Helia Scheppa/SECOM-PE - Raquel. Foto: Sério Lima/Poder360