São realizadas duas ações: plantão psicológico e orientação profissional. Foto: Divulgação

Alunos de escola pública do Ibura recebem apoio psicológico da UNIT-PE

Diante do momento atual, dos recentes casos de crises de ansiedade coletiva e outras questões comportamentais, alunos de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) estão prestando atendimento gratuito a estudantes da Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra, no bairro do Ibura. A iniciativa conta com a supervisão de professores do curso e acontece na própria unidade de ensino, na comunidade.

Lá, duas ações são realizadas semanalmente. Uma delas são os plantões psicológicos, que ocorrem de maneira espontânea e durante dois dias na semana, nas quintas e sextas-feiras. Os estudantes não precisam marcar horário, basta comparecer quando sentirem necessidade de um suporte psicológico. Outra frente de ação é a orientação profissional, que tem atendido alunos do Ensino Fundamental e Médio e tem desenvolvido atividades semanais para construção e amadurecimento do perfil profissional dos estudantes. 

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Psicologia da UNIT-PE e proporciona aos estagiários, dos Estágios Básico em Psicologia Escolar e Específicos em Clínica, a possibilidade de exercitar os conhecimentos trabalhados em sala de aula e contribuir com a comunidade. 

Reflexos na saúde mental e física

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso Ana Noriko, as ações acontecem desde março e vão até o final deste mês. “Tem sido importante levar esse apoio psicológico a esses jovens que se deparam com diversas situações e, muitas vezes, guardam conflitos dentro de si, gerando reflexos na saúde mental e física e, consequentemente, no seu desempenho escolar”, avaliou. Ana Noriko informou que, a partir do próximo semestre, serão abordadas outras áreas da Psicologia em novas instituições, selando o compromisso social da Psicologia.


07/06/2022 às 14:58 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Nádia Maia será uma das homenageadas do São João do Recife. João Campos falou nesta terça detalhes da festa

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife