Paulo Costa Lima e Paulo Rios Filho. Fotos: Divulgação

ABM promove roda de conversa sobre composição nesta quinta-feira, 28/10

Nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, às 18h, a Academia Brasileira de Música vai promover mais uma edição dos “Encontros ABM”. Dentre entrevistas, palestras e mesas-redondas, estão previstas na programação de 2021 oito atividades, tendo por tema geral Música e Educação. Com transmissão online pelo canal da ABM no YouTube, esta edição realiza uma roda de conversa sobre composição com Acadêmico Paulo Costa Lima e o compositor Paulo Rios Filho (UFSM).

www.youtube.com/academiabrasileirademusicaabm

Mais informações: 21 2221-0277 | abmusica@abmusica.org.br

Participantes:


Paulo Costa Lima (1954) é compositor, membro da Academia Brasileira de Música e da Academia de Letras da Bahia, Pesquisador UFBA-CNPq: Afro-Bahia, Psicanálise, Teoria do Compor. Teve sua formação musical iniciada nos Seminários de Música da UFBA a partir de 1969, convivendo com a intensa produção musical de Ernst Widmer, Lindembergue Cardoso, Walter Smetak, Milton Gomes e Fernando Cerqueira. Teve sua primeira obra apresentada em 1976. Seguiu para os EUA, onde realizou o bacharelado em composição na University of Illinois, Champaign-Urbana, tendo sido orientado por Herbert Brün e Ben Johnston. Pela mesma universidade obteve o grau de Mestre em Educação, tendo estudado e convivido com figuras como Alexandre Ringer, Stephen Blum, Bruno Nettl, Salvadore Martirano, entre outros. É Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, em 2000, e em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com teses dedicadas ao ensino de composição e à análise da música do compositor suíço-baiano Ernst Widmer.

Foi diretor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia de 1988 a 1992, tendo criado em sua gestão o Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA. Pró-Reitor de Extensão desta Universidade em duas gestões, 1996 e 2002, foi presidente da Fundação Gregório de Mattos, de 2005 a 2008, função equivalente à de Secretário de Cultura de Salvador. Desde 2014 atua como Assessor Especial do Reitor da Universidade Federal da Bahia, tendo coordenado o Congresso da UFBA, evento que marcou os 70 anos da Instituição (2016). É docente da Escola de Música da UFBA, desde 1979, onde leciona composição e análise musical para os cursos de graduação, mestrado e doutorado. É Editor da Revista ART, criada em 1981, atualmente ART Music Revie

Seu catálogo tem 120 obras, 98 estreadas, e registro de 480 performances em mais de 20 países, sendo mais de cem delas internacionais. Já teve obras comissionadas/estreadas por: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Festival de Campos de Jordão, Festival Música Nova de Santos, American Composers Orchestra/Carnegie Hall, Orquestra Sinfônica de Seattle, OSESP, Juilliard Contemporary Ensemble, Mivos Quartet, GRUPU-Unicamp, Conselho Musical da cidade de Düsseldorf. Em 2015 foi indicado em primeiro lugar nacional para a XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, por um colegiado composto por 79 compositores, regentes e professores de composição. Em 2017 também foi indicado para o primeiro prêmio (obra Sinfônica) da XXII Bienal. Autor de diversos livros e artigos sobre composição e seu ensino, além de temas de crítica cultural, e mentor de uma nova geração de compositores baianos, é cofundador da OCA-Oficina de Composição Agora.

Paulo Rios Filho (1985) é compositor, nascido em Salvador e criado no sertão baiano. Doutor em composição musical pela UFBA, sob orientação do Prof. Paulo Costa Lima, tem tido suas obras apresentadas em diversos estados brasileiros, além de Holanda, Alemanha, EUA, Portugal, Venezuela, Argentina, Espanha, Rússia, Noruega e Suíça. Como compositor, tem colaborado com importantes grupos musicais, como o Camerata Aberta, GNU, ABSTRAI e Camará Ensemble (Brasil), Nieuw Ensemble (Holanda), ICE e Orpheus Ensemble (EUA), Ensemble Modern (Alemanha). É membro-fundador da OCA – Oficina de Composição Agora, do Camará Ensemble (Bahia) e da Delta Camerata Exploratória (Piauí). Entre 2009 e 2011, foi professor substituto de composição musical da UFBA, e, entre 2013 e 2019, professor de música da UFMA, no Campus de São Bernardo. Atualmente, é professor de composição musical da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, onde coordena o grupo de pesquisa “Composição musical, experimentação e pesquisa artística” e o programa de extensão “Gestações Musicais”.


25/10/2021 às 15:35 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, mantém Festa da Pitomba após acidente durante procissão; Cantor Allan Carlos elogia decisão

Fotos: Divulgação