Fotos: AFP e AP/Eraldo Peres

Brasil, país democrático e soberano, tem justiça corajosa e independente

O Brasil reagiu heroicamente às pressões de Donald Trump para que os golpistas do dia 08 de janeiro de 2023 ficassem impunes. Nunca um ex presidente da República Brasileira fora julgado por fato semelhante, porem a democracia fortaleceu-se mais do que o golpismo inobstante suas armadilhas, armas e mentiras. Finalmente uma organização criminosa promotora de movimento para se perpetuar no Poder sentou no Banco dos réus para responder pelos seus crimes.

Trump enfureceu-se, esbravejou, sobretaxou em níveis astronômicos às  transações comerciais com o Brasil. Mentiu para denegrir a justiça brasileira, cassou o direito do Ministro Alexandre de Moraes de adentrar o território dos EUA. A soberania do Brasil, entretanto, a independência de sua justiça, a liberdade de seu poder legislativo de conceder ou negar anistia, são inegociaveis, e os golpistas foram julgados e condenados comprovando o destemor das autoridades brasileiras na defesa do nosso regime democrático de direito.


Agora que houve a condenação de Bolsonaro juntamente com os demais coautores pelos delitos que praticaram no intento de quebrar a ordem jurídica e  constitucional que rege o Estado Brasileiro, Donald Trump ameaçou com novas perseguições o nosso país que não se intimidou com as primeiras medidas impositivas desse destabanado Presidente.

O julgamento, contudo, foi justo, imparcial, respeitou a dignidade dos réus, seu direito ao contrário e a amplitude de defesa. Desempenho impecável do STF, atento ao devido processo legal e vacinando o Brasil contra a tirania de mais uma ditadura.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é colunaseiqueira.jpg

José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal

Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com

17/09/2025 às 13:59

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Anderson Ferreira critica viés político no julgamento de Bolsonaro no STF

Anderson Ferreira. Foto: Divulgação